sábado, 25 de junho de 2022

Aguardar Encarando

 O essencial é assentir sem lamentar e sem outros pensamentos. Respeitar uma coisa significa dizer sim a ela como ela é. E respeitar uma pessoa significa: digo sim a ela como ela é, digo sim ao seu destino como ele é e digo sim aos envolvimentos como eles são. Essa atitude é muito humilde e mantém o distanciamento. Contudo, é justamente no distanciamento que existe dedicação e uma força que atua ocultamente. Somente a pessoa que está em sintonia com o destino, pode receber dele, às vezes, a força para revertê-lo.


Sua auto-recriminação não ajuda em nada. Quem se deprecia, com uma interpretação ou um comentário assim, apenas se prejudica. Não conheço casos em que tenha resultado disso algo de bom. O que você está dizendo é o seguinte: "Aceite-me, por favor, porque sou tão pequena." Essa atitude aborrece o outro, porque você o coloca numa posição superior e lhe tira a liberdade de ficar em pé de igualdade com você.



Você estragou o que fez com esse comentário e isso já não pode ser desfeito. Muita gente pensa que permanece livre depois do ato. Ninguém é livre depois do ato. Só somos livres antes de cometê-lo.



- Você precisa estar curioso e deixar-se surpreender pelo que venha a mudar espontaneamente, sem atuação e sem intenção de sua parte. Isso requer uma grande força, a força para conter-se. Mas a força que isso lhe custa, flui na direção dos outros.

- Algo está mudando em mim, e é uma boa imagem para mim simplesmente aguardar até que algo aconteça por si mesmo; não afastando essa imagem, mas mantendo-a.

- Aguardar encarando.



em As Ordens do Amor de Bert Hellinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário