sábado, 27 de abril de 2013


"- Velho homem. Li os teus livros, fizeram-me bem, conheci muita coisa que antes não poderia imaginar, ensinaste-me a ver as gentes e o mundo. Mas tenho vontade de conhecer as coisas, quero viajar, ver o mundo que está nos teus livros com os meus próprios olhos.
(…)
- (…) Mas vai, faz o que o teu coração pede, vai ver o mundo. Um dia hás-de de te fartar dele, e hás-de voltar, eu sei.
- Fartar-me do mundo? Com tanta coisa a aprender de novo, a receber e a comunicar?
- Vais ver, meu filho, que o mundo fora da ilha por vezes é um mundo de muitas ilhas e de pessoas tristes onde para ti que és um homem do mar, será difícil de viver.  Lembrar-te-ás com intensa nostalgia da pesca eu fazias, esta casa de tambores, a tua casa de tambores, as gentes da ilhas estão irremediavelmente pegadas às coisas mais insignificantes, a um mundo que construíram na infância, mas que já não é o mesmo mundo."

Vasco Martins excerto de A Verdadeira Dimensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário